22.6.11

“Primavera Árabe” – Expressão imprópria

Amplify’d from www.midiaamais.com.br

Primavera árabe?

P rimavera Árabe [*] decolou como a descrição padrão da turbulência no Oriente Médio ao longo dos últimos cinco meses e meio; o Google apresenta 6,2 milhões de menções, enquanto “Revolta Árabe” aparece 660 mil vezes e “Sublevação Árabe”, meras 57 mil vezes. Eu nunca uso aquela primeira expressão, e por três razões:
1. É incorreta quanto à sazonalidade. Os distúrbios começaram na Tunísia em 17 de dezembro de 2010, bem no finzinho do outono, e os eventos principais aconteceram durante o inverno — a renúncia de Ben Ali em 14 de janeiro, a renúncia de Mubarak em 11 de fevereiro, o início dos distúrbios no Iêmen em 14 de fevereiro e na Líbia, em 15 de fevereiro. A primavera [hemisfério norte] praticamente acabou e nada de novo aconteceu nos últimos dois meses e meio. Assim, para ser exato, esses eventos deveriam ser chamados de “Inverno Árabe” (que recebe 88 mil menções no Google). 
2.    Implica um otimismo sem garantia sobre as consequências. Enquanto eu noto o florescimento de um novo espírito construtivo na Praça Tahrir e em outros lugares, e avalio suas possibilidades em longo prazo, as implicações no curto prazo têm sido o empobrecimento e milhares de mortes, sem poder descartar a possibilidade de um avanço do radicalismo islamista.
3.    As demonstrações no Irã em 2011 não chegaram nem perto da magnitude daquelas de 2009, mas é inegável que tenham ocorrido no final de fevereiro e têm o potencial de inflamar — se isso acontecer, sua importância sobrepujará qualquer outra que estiver acontecendo na região. Logo, é um erro negligenciar o Irã [que não é árabe].
Portanto, e para mim, nada de “Primavera Árabe”. (Não vou nem mencionar que esta expressão faz com que eu imagine um oásis no deserto). Eu prefiro as expressões neutras e exatas tal como “Sublevações no Oriente Médio” (87 mil menções no Google).
Tradução: Henrique Dmyterko
Publicado em 31.05.2011. Também disponível no site do autor.
[*] NT: Quando os jornalistas da chamada grande mídia não sabem o que realmente está acontecendo, gostam de criar expressões ou rótulos que remetam a algum fato mais ou menos conhecido. Aqui, é óbvia a alusão à chamada “Primavera de Praga”, em 1968.
Read more at www.midiaamais.com.br
 

Sem comentários: