24.6.10

Para uma verdadeira compreensão do islão: a aversão aos cães (addendum)

Numa entrada recente, disse que a aversão islâmica aos cães ― a qual tem sólidas bases teológicas ― não é coisa do passado e que os exemplos de actualizações dessa aversão se repetem hoje, não apenas no mundo islâmico tradicional, mas também no novo mundo islâmico, como é o caso descrito nesta notícia que nos chega do Britanistão:

2 comentários:

rui mig disse...

Olá:
Houve um caso em Londres em que uma invisual e o seu cão, numa tarde de tempestade, foi-lhe negada a entrada num taxi por um taxista muçulmano com a desculpa habitual que os cães são impuros...etc. Acontece que os cães guia são protegidos pela lei britânica. A senhora queixou-se às autoridades e pôs o caso em Tribunal. Mas tudo quanto o taxista apanhou foi uma ligeira coima. Ainda assim, mesmo no tribunal, o sujeito teve o descaramento de afirmar que repitiria o seu comportamento as vezes que fossem necessárias.
A humanidade não é o maior apanágio mesmo dos muçulmanos "moderados".
Obrigado pela visita ao meu blog.
rui mig

Luís Cardoso disse...

Caro Rui,
não tem nada que agradecer. Espero que ache tão interessantes e proveitosas as suas visitas aqui como são as minhas aos seu blogue.

Não sei se conhecia a história que relata, mas no Também Isto É Vaidade dei uma vez conta de um caso semelhante a este no Canadá ou nos EUA, não me recordo.
Certo é que os americanos ou canadianos (para o caso é indiferente), sempre prontos, na sua ingénua preocupação com a sensibilidade religiosa de todos, a tolerar as mais bizarras e absurdas práticas (como o caso do jovem de origem afegã que foi autorizado por um tribunal canadiano a levar um punhal para a escola, símbolo da sua entrada na idade adulta) se opuseram às exigências dos taxistas muçulmanos que queriam ver consagrado o seu suposto direito a não transportar cães-guia.

Volte sempre.

ps: encontrei a entrada mencionada:
http://tambemistoevaidade.blogspot.com/2008/02/resistencia-da-frutos.html