28.2.10

Evangelho do 2º Domingo da Quaresma

Evangelho segundo S. Lucas 9,28-36. Transfiguração de Jesus (Mt 17,1-9; Mc 9,2-10; 2 Pe 1,16-18)
28Uns oito dias depois destas palavras, levando consigo Pedro, João e Tiago, Jesus subiu ao monte para orar. 29Enquanto orava, o aspecto do seu rosto modificou-se, e as suas vestes tornaram-se de uma brancura fulgurante. 30E dois homens conversavam com Ele: Moisés e Elias, 31os quais, aparecendo rodeados de glória, falavam da sua morte, que ia acontecer em Jerusalém.

32Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. 33Quando eles iam separar-se de Jesus, Pedro disse-lhe: «Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Não sabia o que estava a dizer. 34Enquanto dizia isto, surgiu uma nuvem que os cobriu e, quando entraram na nuvem, ficaram atemorizados. 35E da nuvem veio uma voz que disse: «Este é o meu Filho predilecto. Escutai-o.»

36Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, nada contaram a ninguém do que tinham visto.

Meditações sobre este passo: Excerto do comentário de Anastásio do Sinai (?-depois de 700), monge: Homilia sobre a Transfiguração De Enzo Bianchi, Prior do Mosteiro de Bose: Oração e transfiguração. In Mosteiro de Bose , via Pastoral da Cultura. (Trad.: rm)

Sem comentários: