20.11.09

Eurabia: antevisão

In Zenit:
«O imenso patrimônio religioso, histórico, artístico e cultural do cristianismo ortodoxo em Kosovo corre perigo se a comunidade internacional não garantir o Estado de direito, denuncia a Igreja ortodoxa da Sérvia.

O bispo Teodosije Sibalic, abade do mosteiro ortodoxo sérvio de Visoki Dečani, lançou um alerta lido no dia 17 de novembro, durante um evento na Câmara dos Deputados da Itália (...).

“A nossa região é de maioria muçulmana. Passados dez anos do fim da guerra civil, e apesar da chegada das forças de paz da OTAN, a verdadeira paz e liberdade para a comunidade cristã ortodoxa ainda não chegou, afirma.

A presença na região de um elevado número de igrejas e mosteiros faz que Kosovo tenha grande importância para a Igreja ortodoxa sérvia.

(...)

[S]ó no recente período desde o fim da guerra, foram destruídas ou gravemente danificadas na região –pelos extremistas kosovares albaneses– 150 igrejas e mosteiros, entre eles lugares medievais de importância mundial.

"Geograficamente –afirma o abade–, Kosovo forma parte da Europa, mas é difícil imaginar um futuro europeu para esta região se continuarem as violações dos direitos religiosos, civis e humanos da comunidade ortodoxa cristã e a destruição de monumentos medievais símbolos de nossa espiritualidade e cultura”.

(...)

“Os países europeus –assinalou Sibalic– devem insistir com maior força para que o respeito da lei e da ordem e o cumprimento dos valores democráticos representem os critérios principais de seu apoio político.” (...)»

Sem comentários: