19.4.10

Pro fratribus nostris scribitote

Para: ambassade.portugal@menara.ma
Assunto: Liberdade religiosa em Marrocos Exmo. Sr. Embaixador de Portugal em Marrocos, Dr. João Rosa Lã, Na sequência das recentes expulsões de algumas dezenas de indivíduos cristãos acusados de tentar evangelizar muçulmanos em Marrocos (conforme pode ler em http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/8563111.stm), desejo relembrar a Vossa Excelência que as democracias ocidentais devem defender a universalidade dos direitos fundamentais do Homem, nomeadamente os direitos às liberdades de consciência e religiosa. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, os Acordos das Nações Unidas, bem como a Legislação Europeia, todos estabelecem estes direitos como invioláveis. Por estes motivos peço-lhe que se manifeste com firmeza diante do Governo Marroquino, para que este garanta aos portugueses, e também aos nacionais marroquinos, os seguintes direitos, os quais aliás o nosso país concede aos cidadãos de Marrocos:
- A liberdade para aderir ou não a uma determinada fé e à comunidade confessional correspondente, em liberdade de consciência. - a liberdade para publicitar e divulgar o ensino da sua religião, oralmente e por escrito, dentro e fora dos lugares de culto, e de dar a conhecer a doutrina moral daquela religião sobre as actividades humanas e a organização da sociedade; - a liberdade para receber e publicar livros sobre a fé e o culto próprio da sua própria religião, e de poder usá-los livremente; e
- o direito a regressar ao Reino de Marrocos no caso de ter sido expulso do país por motivos religiosos.
Confio na sua diligência e sensibilidade para com a justiça e a liberdade de expressão, tão caras a Portugal, para o melhor serviço dos interesses nacionais. Atentamente,
Sancta Mater ora pro nobis omnibus.

2 comentários:

Luís Cardoso disse...

Obrigado, Francisco, pela tradução e pelo desafio.
Eu já escrevi e enviei o email.
Espero que a nossa iniciativa seja divulgada pela blogosfera.
Um abraço,

rui mig disse...

Nós Ocidentais somos governados por uma cambada de lideres políticos tão fracos que, por comparação, fazem de Chamberlain um herói determinado na luta contra o fascismo que se levantava nos finais dos anos trinta.
O mundo Ocidental livre, tem que urgentemente exigir que os muçulmanos respeitem as demais culturas e religiões conforme o Ocidente faz. Parece-me que começa a ser tempo de lhes comerçarmos a dar de provar do mesmo veneno.
Na Albânia, por exemplo, os Católicos, que são minoritários, pretendiam construir uma estátua a Madre Teresa. Os muçulmanos impediram a construção de tal peça arquitectónica com a seguinte argumentação:
"Não queremos a estátua em público porque é um símbolo religioso. Se a tiverem que erguer, que seja num espaço católico". Estas mesmas razões,devem ser aplicadas no Ocidente. Tudo o que é mesquita e minarete na Europa, se tiverem que ser construídas, que o sejam nos espaços muçulmanos, isto é, do outro lado do Mar Mediterrâneo.

Rui