20.9.10

Descubra as diferenças

A segunda citação é da Declaração de Independência dos EUA. De quem será a primeira? Será de alguém que crê em Deus, seja o Deus de Abraão, Isaque e Jacob, seja o deus de Mafoma? Será simples hipocrisia ou taqiyya?

2 comentários:

Miguel Madeira disse...

A segunda foi se calhar "taqiyya" (Thomas Jefferson, que era uma espécie de ateu, a falar em "Criador"... - é verdade que ele arranjou maneira de evitar a palavra "Deus")

Luís Cardoso disse...

Bom dia, Miguel.
Uma espécie de ateu? Daquela espécie peculiar que acredita em Deus?
A dúvida e o questionamento fazem parte do processo e a posição de Jefferson em relação a Deus, ao que sei, mudou ao longo dos anos. Não sei qual seria a sua posição na altura da redacção da Declaração de Independência.
Seja como for, eu, enquanto cristão e que odeio a falsidade, a mentira e a dissimulação, tenho mais confiança num ateu sincero, que coloca questões, que dúvida, do que num indivíduo que se diz Cristão e que apaga o Criador de uma frase que milhões de concidadões seus sabem de cor.

Já agora: para um cristão, julgo que para qualquer teísta, Deus e Criador, não sendo sinónimos, são termos indissociáveis.
Saberá que o Credo Niceno-Constantinopolitano, depois professar a fé na Unicidade de Deus, passa a fazê-lo em relação à sua condição de "Criador do Céu e da Terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis".
ποιητὴν οὐρανοῦ καὶ γῆς, ὁρατῶν τε πάντων καὶ ἀοράτων
(Fica sempre bem, o grego).
Volte sempre,